Caso você queira rodar algum teste, não precisa fazer com que todos vejam no chat:
/talktomyself
Isso vai ligar o modo de conversa de você contigo mesmo e ninguém, nem o mestre, verá os testes. Para desligar esse modo, basta escrever o mesmo comando de novo.
Caso você queira rolar um dado que não esteja automatizado na ficha, você pode qualquer um dos comandos abaixo:
/roll (quantidade_de_dados)d(quantidade_de_faces_do_dado)+bônus_a_ser_somado
/roll (quantidade_de_dados)d(quantidade_de_faces_do_dado)-pênalti_a_ser_subtraido
ou
/r (quantidade_de_dados)d(quantidade_de_faces_do_dado)+bônus_a_ser_somado
/r (quantidade_de_dados)d(quantidade_de_faces_do_dado)-pênalti_a_ser_subtraido
exemplo:
/roll 1d20+4
ou
/r 1d8-2
Quando você está com o chat selecionado, basta clicar com a seta para cima (ou para baixo) para "navegar" entre os comandos já utilizados.
Ao rodar o comando:
/em textinho
Você estará utilizando o nome selecionado logo abaixo do campo de texto do chat. Tipicamente, é interessante que o nome do personagem seja selecionado e ao rodar o comando, aparecerá o seu nome no chat.
Um texto pode ser adicionado junto do comando para personalizar algum tipo de mensagem (por exemplo, uma habilidade adicionada na aba Attributes & Abilities da ficha) e também para rolar um certo valor.
Caso queira separar a rolagem do texto escrito junto ao comando "/em", basta colocá-los em linhas diferentes. Caso queira que a rolagem do valor seja feita na mesma linha do texto, para manter alguma coesão, por exemplo, o dado+bônus deve ser colocado entre [[]].
Exemplos: Nome do Personagem: Nominho
/em está falando alto
saída:
Nominho está falando alto
/em está conjurando uma bola de fogo e queima os inimigos em [[6d6]]
saída:
Nominho está conjurando uma bola de fogo e queima os inimigos em "algum valor entre 6 e 36"
Muitas vezes é útil somar os modificadores ou outros valores para se ter uma experiência mais fluida.
Exemplo de situação-problema:
Personagens que lançam magia muitas vezes precisam reportar seu CD (a classe de dificuldade) do alvo resistir à magia. O cálculo da CD de uma magia que pode ser resistida (um teste de fortitude, vontade ou reflexo) é feito por "10 + modificador do atributo-chave de magias do personagem + nível do personagem". O atributo-chave para o lançamento da magia geralmente é definido pela classe ou pela habilidade ou poder em que ela lhe é concedida. Sendo assim, uma magia adquirida através da Habilidade de Raça do Qareen Tatuagem Mística. dependerá do atributo carisma. Pensando num Qareen, nível 2 e com Carisma 18, a CD da magia seria:
10 + 4 + 1 = 15!
Porém, tanto o modificador quanto o nível podem (e provavelmente serão) alterados durante o jogo e seria um saco ter que lembrar de mudar manualmente. Portanto, podemos utilizar do [[]] visto lá em cima para automatizar isso pra gente (aproveitando para aprender a acessar os modificadores em caso de necessidade para alguma macro ou habilidade):
[[10+@{car_mod}+@{metade_do_nivel}]]
Se você copiar e colar isso no campo CD da sua magia, o campo vai ser calculado automaticamente e mostrado o valor 15 (no caso do exemplo) lá no chat, se clicar no "dado" que tem ao lado do nome da magia. Também é possível fazer o mesmo no campo de texto de habilidades, para que apareça a CD seja calculada por você. Caso o seu atributo-chave seja outro, basta trocar o "car" e colocar as três primeiras letras do seu atributo: for, des, con, sab, int, car (exemplo: for_mod, des_mod etc).
AVISO: na prática, tanto o car_mod quanto o charnivel são variáveis da ficha, então para serem invocadas corretamente, precisa estar entre @{}. Tem outras variáveis úteis (como mostrado abaixo), caso necessário, eu comento com vocês.
O autor da ficha de T20 no roll20 deixou disponíveis 5 macros. Uma é a macro de ataque, onde o teste de ataque fica na direita e o teste de dano na esquerda. Informações complementares podem aparecer via texto e se mais alguma rolagem for necessária, pode ser rolada via [[]]. Os templares podem ser vistos abaixo:
&{template:t20-attack}{{character=@{character_name}}}{{attackname=@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_nomeataque}}}{{attackroll=[[1d20cs>@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_margemcriticoataque}+[[@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_ataquepericia}]]+@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_bonusataque}]]}} {{damageroll=[[@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_danoataque}+@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_modatributodano}+@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_danoextraataque}]]}} {{criticaldamageroll=[[@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_danocriticoataque}+@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_modatributodano}+@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_danoextraataque}]]}}{{typeofdamage=@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_ataquetipodedano}}}{{description=@{repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_ataquedescricao}}}
Contém os campos: Nome do Personagem (character), Nome do Ataque (attackname), Teste de Ataque (attackroll), Rolagem de Dano (damageroll), Rolagem de Dano Crítico (criticaldamageroll), Tipo de Dano (typeofdamage), Descrição do Ataque (description).
Não se assuste com o template todo. Localize os nomes dos campos (entre parênteses) e perceba que é mais ou menos mais do mesmo da seção anterior: um @{} invocando uma variável (repeating_attacks_-MUQZffvyVdTBXto1UBs_nomeataque, por exemplo). Como a mecânica de ataques no roll20 é um pouco complexa, eu vou montar um videozinho mostrando como identificar essas variáveis no código, mas para quem já tiver alguma noção de html, é só fazer inspect na ficha e encontrar o container de ataque (mais fácil usar o seletor manual, já adianto).
&{template:custom}{{name=TITULO_DA_ROLAGEM}}{{secondname=Subtitulo}}{{rollname=Jogada de teste}}{{theroll=[[1d20]]}}{{criticalname=Dano}}{{ifcritical=[[2*1d6]]}}{{notcritical=[[1d6]]}}{{ifcriticalerror=Errou!}}{{Teste1 = Teste}}{{Teste2 = Teste}}{{description=Blablabla blabla blablabla}}
Esse é um pouco mais simples que o de ataque, mas segue a mesma ideia. De novo, é só ter calma e olhar para os campos: Título (name), Nome da Rolagem (rollname), A Rolagem em si (theroll), Nome do Crítico se A Rolagem em si for crítica (criticalname), Efeito Se der Crítico (ifcritical), Efeito Se não der Crítico (notcritical), Se Você Tirar 1 (ifcriticalerror), Campo Aleatório (Teste1), Outro Campo Aleatório (Teste2), Descrição (description)
Assim como no template de ataque, esse pode fazer coisas interessantes se usarmos o @{} para invocar variáveis da ficha. Os campos aleatórios e a descrição, são opcionais. No vídeo que vou gravar, também terá como montar esse template (que na real é bem parecido com o outro ou qualquer outro template: só precisa aprender a pegar as variáveis necessárias e ir "encaixando" as pecinhas conforme necessário e desejado)
Os outros templates são: perícia, poderes e habilidades e magia. No caso, eles tem seus campos próprios e cada um tem maneira de exibição no chat. Para quem quiser conhecer um pouco mais, vou deixar o link do orcnroll. Tanto os que eu comentei acima quanto os outros, estão nessa página aí. Inclusive, esse é um tutorial parte 2, o parte 1 pode ser encontrado facilmente depois que vocês acessarem a página deles